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Portfólio digital para empresas: crie o seu!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, possuir um portfólio digital é fundamental, porque, por meio dele, é possível apresentar seu trabalho para qualquer pessoa e em qualquer lugar. Além disso, é possível que pessoas cheguem até seu trabalho de maneira orgânica, ou seja, de forma natural.

Por mais que essa seja uma questão muito discutida atualmente, muitas pessoas ainda possuem dificuldade em compreender o que é um portfólio digital, qual é sua importância, entre outros detalhes. Além disso, para aqueles que trabalham com a internet, um portfólio de marketing digital pode ser muito importante.

Pensando nisso, a seguir, explicamos o que é um portfólio digital, qual é a importância de se criar um e, o mais importante, como criar o seu próprio portfólio digital.

Confira o que é portfólio digital e físico, portfólio digital exemplos e um portfólio marketing digital. | Foto: Freepik.

O que é portfólio digital?

Antes de compreender o que é um portfólio digital, é preciso saber o que é um portfólio. Um portfólio nada mais é que o repertório de seu trabalho, ou seja, um apanhado de materiais ou trabalhos que exponham o que você faz e conhece. O objetivo é apresentar, por meio desse material, as habilidades, competências, qualificações e experiências de um profissional ou, até mesmo, de uma empresa. O portfólio pode ser utilizado para atrair clientes, apresentar habilidades e competências para empregadores, fins acadêmicos, entre tantos outros.

O portfólio, contudo, pode ser feito de duas maneiras: a física e a digital. O portfólio físico, como o próprio nome indica, é a coletânea de materiais e trabalhos físicos, ou seja, em papel ou em outros tipos de materiais. Por exemplo, um arquiteto poderá reunir em seu portfólio físico, os esboços que fez e, até mesmo, maquetes de seus projetos. Neste caso, possuir o trabalho físico pode ser interessante, uma vez que os detalhes ficam mais explícitos, do que em meios digitais.

Se o portfólio físico é aquele em que os materiais estão presentes e são palpáveis, o digital é o contrário. Neste caso, esse tipo de portfólio se encontra apenas on-line, seja em sites, blogs ou até mesmo em imagens salvas em um celular ou computador. Sendo assim, é possível afirmar que um portfólio digital é aquele que reúne materiais e trabalhos digitais, que podem ser visualizados facilmente em aparelhos eletrônicos e, até mesmo, on-line.

Para algumas profissões, o portfólio digital é o melhor tipo, pois facilita o acesso às informações e o compartilhamento dos trabalhos. Um exemplo são os designers gráficos, que criam em ambientes digitais e armazenam esses dados na nuvem ou no armazenamento interno de dispositivos eletrônicos. Além disso, o profissional pode até tentar transformar o material em físico, porém, corre o risco de perder qualidade.

A importância de ter um portfólio

Para muitas pessoas, o portfólio digital ou físico pode parecer bobo, pois muitos acreditam que o seu currículo serve como a apresentação de seu trabalho. A ideia não está errada, no entanto, o objetivo não é exatamente o mesmo, pois o objetivo do currículo é apresentar às empresas as experiências profissionais que uma pessoa possui. Nele estará identificado os locais em que ela trabalhou, os cursos que realizou, se ele fala mais de uma língua, quais são suas habilidades, entre outros detalhes. O currículo, contudo, só faz uma apresentação, mas não mostra o que essa pessoa realmente já fez, pois ele não comprova, de fato, todas as habilidades e conhecimentos que a pessoa diz ter.

Um portfólio digital ou físico, entretanto, irá apresentar seus trabalhos em si, ou seja, o que você já criou. Nele, é possível ver as habilidades, em prática, que aquele profissional ou empresa possuem. É possível ter uma visão do que ela faz, ver a qualidade de seu trabalho, entre outros pontos.

Sendo assim, é possível afirmar que a importância de possuir um portfólio é que, com ele, é possível apresentar as suas habilidades para quem desejar o seu trabalho. Com ele, você permite que clientes, empregadores e outros conheçam o seu trabalho, saiba como ele é, quais são suas habilidades, entre outros pontos. Com isso, a pessoa cria a possibilidade de ser contratado para um determinado serviço ou por uma empresa. Portanto, ele é a vitrine de seu trabalho para o mundo.

No caso do portfólio digital, ele ainda é melhor, pois além de apresentar seu trabalho para quem precisa conhecê-lo, você facilita o acesso a esse conteúdo. Um portfólio digital pode ser compartilhado facilmente, sendo assim, uma pessoa que está distante de você pode olhar tal conteúdo. Além disso, um portfólio digital pode ser salvo em ambientes on-line, facilitando o acesso das pessoas ao seu trabalho.

Além disso, é possível personalizar seu portfólio digital, criando algo atrativo e inovador, que mostre um pouco do que o profissional ou empresa é capaz de criar.

Com tudo isso, ele atrai clientes e empregadores, cria uma vitrine personalizada para seus trabalhos e cria uma relação entre o dono do portfólio e quem está vendo.

Como fazer seu portfólio digital?

Agora que você compreende o que é um portfólio digital e qual sua importância, está na hora de criar o seu. É preciso dizer, entretanto, que aqueles que desejam criar um portfólio físico podem seguir as mesmas dicas, mas precisa se atentar que, neste caso, o material é físico, ou seja, deve estar em suas mãos.

Objetivos

O primeiro passo é compreender quais são seus objetivos ao criar um portfólio digital: Você deseja arranjar um emprego com este portfólio, ou quer captar novos clientes? Isso é fundamental, pois definirá a maneira com que você irá personalizar seu portfólio e quais os trabalhos que colocará nele.

Além disso, é preciso levar em consideração a área em que está trabalhando. Por exemplo, se está criando um portfólio para conseguir um trabalho em uma redação de entretenimento, os textos de seu portfólio devem seguir esse tema, com pautas sobre cinema, música, cultura, entre outros.

Defina o que é principal

Um portfólio deve ser rico, mas não necessariamente extenso, porque quantidade não significa qualidade. Por isso, é importante separar os principais trabalhos que possui e, de preferência, os melhores. Então, separe aqueles que mais se destacam entre os projetos que já realizou e aqueles que já foram premiados ou reconhecidos de alguma maneira.

Use linguagem que facilite a leitura

Mesmo que seu objetivo seja conseguir um emprego com seu portfólio, ele deve possuir uma linguagem mais simples. Isso facilitará a leitura daqueles que tiverem acesso ao seu trabalho e mostrará seu comprometimento com a qualidade e com o acesso a todos. Pense, também, que pessoas de fora podem ter acesso àquele conteúdo e que um linguajar técnico, ou algo do tipo, irá dificultar sua compreensão. A dica é ainda mais importante para aqueles que desejam atrair clientes com seu portfólio.

Use da simplicidade

Aposte em algo simples e que irá valorizar o seu trabalho, ou seja, seu material. Além disso, um material poluído pode atrapalhar a compreensão de seu trabalho e até mesmo a busca por ele em plataformas de busca. Por exemplo, um portfólio em texto que esteja cheio de informações irrelevantes, não irá atrair as pessoas que buscam, mas se ele perceber que o que está buscando se encontra em seu texto, ele entrará para ler e conhecer seu trabalho.

Use SEO

Uma das vantagens do portfólio digital é deixá-lo disponível na internet, para aqueles que desejam e se interessem poder conhecer seu trabalho. Por isso, é imprescindível utilizar técnicas de SEO em seu trabalho, para que seja encontrado. Em casos de texto, por exemplo, otimize a palavra-chave dele para facilitar seu ranqueamento nos buscadores. Além disso, aposte em conteúdos originais, que facilitarão seu destaque. Agora que você já sabe o que é portfólio digital e como criar o seu, está na hora de reunir o seu trabalho e apresentar para o mundo. Mas se você deseja ir além e saber como potencializar seus conteúdos on-line e se tornar uma referência no mercado digital, nós temos a solução! O Método Sirius, criado por Bruno Ávila, mostra como é possível criar conteúdos assertivos, publicá-los na hora certa e nas melhores plataformas, como criar estratégias para o marketing digital e muito mais.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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