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Qual a importância de um contador de inscritos?

Embora o foco de um criador de conteúdo deva ser a qualidade e pertinência de suas publicações, entender quantas pessoas são atingidas e engajam é indispensável para saber seu desempenho na rede e poder evoluir com o conteúdo. No YouTube, não é diferente: as métricas disponibilizadas pela plataforma devem ser olhadas com cuidado, assim como é preciso contar inscritos. Nesse contexto, um contador de inscritos é um suporte importante para suprir a necessidade de maior controle do fluxo de inscrições do canal e acompanhar seu crescimento. Para entender mais sobre como funciona o contador de inscritos do YouTube e ter dicas de como usar essa métrica para ampliar seu público de forma qualitativa, leia este artigo!

O YouTube tem um contador de inscritos em tempo real | Foto: Alexander Shatov/Unsplash

O que é o contador de inscritos?

Um contador de inscritos consiste numa ferramenta capaz de acompanhar a quantidade de inscritos exata de um canal no YouTube em tempo real. Ele é uma solução quando o perfil não exibe as quantias exatas de inscritos. Esses contadores são muito importantes para o crescimento do canal, pois permitem uma análise mais precisa de métricas, do fluxo de entrada e saída de inscritos e do tempo que o canal leva para crescer uma determinada quantidade.

Como acessar essa ferramenta?

O contador de inscritos não consiste numa plataforma única: existem vários disponíveis na web, como o YouCount, famoso por sua simplicidade de uso; o Social Blade, que apresenta estatísticas mais precisas e completas, incluindo projeções futuras para o canal; e o contador da FreeWebTools, de interface simples e que permite acompanhar em lista mais de um canal. Para acessá-los, basta apenas entrar no link desses sites e pesquisar seu canal, ou inserir o link correspondente a ele, que os dados em tempo real serão obtidos automaticamente.

No YouTube Analytics, também existe um sistema de contagem de inscritos. Ao alcançar alguns marcos, como 100, 500 e 1000 inscritos, o usuário recebe e-mails da plataforma indicando a marca batida e parabenizando pelo crescimento. Para encontrar essa contagem, é preciso:

  1. Fazer login no YouTube Studio;
  2. No menu do lado esquerdo da tela, selecionar “Estatísticas”;
  3. Na guia visão geral, buscar pelo card “Tempo real”;
  4. Clicar em “Ver contagem de inscritos ao vivo” para conferir os números atualizados.

A contagem exibida pelo YouTube no canal, nesse caso, segue um formato arredondado de contagem, menos precisa que a contagem em tempo real. Os números só são atualizados a cada 1 inscrito se o canal tiver menos de 1000 inscritos. De 10.000 a 99.999, por exemplo, a mudança na quantidade exibida ocorre de 100 em 100 inscritos.

Instagram: como acompanhar o número de seguidores?

Além do YouTube, o Instagram também pode ser conectado às plataformas de contagem de seguidores para analisar em tempo real os seguidores. Para contas grandes, o número mostrado na conta costuma ser arredondado também: para um usuário com 10 mil seguidores, por exemplo, irá ser mostrado “10k”, ou, em caso de números quebrados, “10,2k”.

A quantia exata não aparece, logo, para acompanhar os seguidores, é preciso acessar um contador de inscritos na web, como o Instastatistics. Assim, será viável a visualização de métricas de inscritos atualizadas em tempo real.

O que é o “perfil” de um inscrito?

Quais são os maiores interesses, quando e com qual finalidade consome os conteúdos  do YouTube e até a faixa etária são elementos importantes para traçar o perfil de um inscrito. De forma geral, saber o perfil dos inscritos de um canal como um todo é entender as principais características e comportamentos deles na plataforma.

Assim, saber quem consome os vídeos e possui interesse em acompanhar o conteúdo possibilita que o criador direcione melhor o conteúdo e adapte formatos, se for preciso, para conquistar ainda mais público e manter os que já o acompanham. Nesse caso, o perfil requer uma análise mais complexa de dados, e não apenas contar inscritos.

Como conquistar seu público-alvo e aumentar os inscritos de forma qualitativa?

Muito além de apenas conquistar mais inscritos numericamente, o foco de um criador, especialmente quando possui o objetivo de seguir métodos de como ganhar dinheiro no Youtube, deve ser conquistar inscritos “de qualidade” para o canal. E se, para isso, for interessante abranger um público-alvo mais amplo, vale a pena pensar em um modo de manter o foco no segmento do seu conteúdo, mas ampliar o alcance para mais pessoas que se encaixam nele. Essa ampliação precisa prezar pela qualidade dos novos inscritos, ou seja, por conquistar de forma orgânica o interesse de novas pessoas pela qualidade do conteúdo e uma linha editorial coerente à proposta da página.

Manter a qualidade audiovisual do conteúdo é uma preocupação necessária para conquistar mais pessoas dentro do público-alvo. Não é necessário fazer uma superprodução, nem ter equipamentos profissionais. Com ferramentas simples, é possível caprichar na qualidade, principalmente do áudio e da imagem, para que a experiência do usuário com a mensagem do vídeo seja satisfatória, clara e objetiva. Isso fará com que ele veja outros vídeos mais vezes, e potencialmente recomende o conteúdo para alguém que busca pela unidade temática do canal.

E vale ressaltar: ao levantar opções de como ganhar inscritos no YouTube, em hipótese alguma considere comprar seguidores! Isso pode gerar um efeito nos dados do contador de inscritos quantitativamente, mas esses usuários serão incógnitas para você e não poderão ajudar a desenvolver o canal, pois não engajam com os vídeos – provavelmente, são bots ou contas fantasmas e inativas. Ter resultados no aumento dos inscritos YouTube deve ser fruto de um equilíbrio entre quantidade e qualidade, para que seu trabalho gere um impacto em pessoas reais e traga retorno para você como produtor, como ganhar dinheiro no Youtube.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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