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Redes sociais: saiba como vender produtos digitais de forma rápida

As redes sociais são utilizadas por pessoas do mundo todo com diversos objetivos. Usuários exaltam o poder das redes sociais de criar conexões, enquanto os empreendedores veem nelas uma possibilidade de vender produtos digitais e serviços.

A verdade é que as redes sociais e a Internet no geral revolucionaram as vendas. Nunca foi tão fácil ter acesso direto aos clientes e entender seu comportamento. As redes sociais permitem que as empresas possam aumentar as vendas de seu produto fazendo a gestão inteligente do relacionamento com o cliente e também a gestão de produtos digitais.

Essa aproximação com o consumidor é somente uma das vantagens que as marcas e empresas encontram nas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Pinterest. Todas elas estão preparadas para divulgar os produtos digitais de diferentes nichos.

Neste artigo, vamos entender mais profundamente o que são redes sociais, o que são produtos digitais e qual é a relação existente entre eles. Apresentaremos também dicas práticas para te ajudar nas vendas de produtos digitais nas redes sociais. Confira!

Como criar um produto digital? Saiba como vender produtos digitais nas redes sociais. | Foto: Freepik.

O que são redes sociais?

Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da Internet para conectar pessoas de acordo com seus interesses e valores. Desde os primórdios, as redes sociais compreendem as relações entre pessoas que dividem interesses comuns, sejam eles religiosos, políticos, laços afetivos ou familiares.

Porém, aqui, vamos focar nas redes sociais digitais. O Brasil é o segundo no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais. São, em média, 225 minutos por dia em YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Além de ser um local para relações interpessoais e entretenimento, as redes sociais se tornaram um balcão de negócios, de onde é possível retirar dados e informações sobre comportamentos de consumo e oferecer produtos digitais e serviços.

Qual a importância das redes sociais para vendas?

As redes sociais funcionam como um espaço de vendas bem democrático, onde cada tipo de produto e serviço pode ser divulgado. Assim, as diferentes marcas têm chance de aumentar suas vendas.

Para dimensionar o potencial das redes sociais quando o assunto são as vendas, segundo dados de pesquisas, 94,4% das empresas brasileiras estão conectadas nas redes sociais. Esse número chama atenção e revela que as redes se colocam como aliadas das pequenas, médias e grandes marcas.

Uma empresa pode usar as redes sociais para impulsionar o marketing de conteúdo, por exemplo, publicando artigos e direcionando os alvos para o site. O setor de vendas pode ainda usar a troca de mensagens para oferecer atendimento de qualidade, esclarecendo as dúvidas e encaminhando para o fechamento da compra.

De forma geral, as empresas estão presentes nas redes sociais pelos seguintes motivos:

●       Divulgar a marca;

●       Engajar a audiência;

●       Aumentar o tráfego no blog e no site;

●       Ampliar as vendas e o número de clientes.

Como vender pelas redes sociais?

Agora que já explicamos como as redes sociais geram resultados positivos nas vendas das empresas, vamos te mostrar o passo a passo para começar a vender produtos, serviços e produtos digitais na Internet. Veja a seguir.

●       Passo 1: Identifique seu público e estude o comportamento do consumidor;

●       Passo 2: Crie um conteúdo relevante;

●       Passo 3: Invista em identidade visual;

●       Passo 4: Mantenha uma frequência de publicação;

●       Passo 5: Utilize ferramentas de gestão de mídias sociais;

●       Passo 6: Interaja com seu público.

O que são produtos digitais?

Produtos digitais são um tipo de produto comercializado exclusivamente por meio da Internet e sem material físico. Isto é, a produção, a entrega e o consumo são feitos por meio do ambiente digital.

É importante estar atento às novidades desse meio para inovar e precificar produto digital da maneira correta. Entre os produtos digitais mais vendidos temos: cursos on-line, Ebooks, newsletter e programas de assinatura.

10 ideias criativas para vender produtos digitais

Ebooks são exemplos de produtos digitais. | Foto: Freepik.

Com o objetivo de informar e abrir sua mente para novas possibilidades de negócios, montamos uma lista com 10 ideias para vender produtos digitais nas redes sociais.

●       Site de conteúdo para membro;

●       Ebooks e Kindle Books (livros digitais);

●       Produtos de áudio;

●       Cursos de formação em vídeo;

●       Newsletter;

●       Plugins e temas para WordPress;

●       Aplicativos para smartphones;

●       Programas para computador;

●       Imagens para a web;

●       Produtos multimídia.

Como vender no Instagram

O Instagram permite divulgar conteúdos visuais e humanizar a marca com fotos e vídeos. Nesse sentido, é imprescindível ter atenção na qualidade das imagens que serão publicadas e na mensagem que elas entregam para os usuários. Lembre-se de que as fotos e os vídeos postados devem motivar os usuários da rede a pagar pelo produto ou serviço que você está oferecendo.

Três recursos do Instagram que ajudam a potencializar as vendas são: Stories, Instagram Shopping e as Lives. O primeiro consiste em um conteúdo que fica disponível somente 24 horas e pode ser utilizado para fazer enquetes, destacar algo de especial da sua empresa e divulgar promoções.

Já o segundo é um recurso que o Instagram disponibiliza tags para fotos de contas comerciais. Essas etiquetas permitem marcar produtos com preços e links que redirecionam o seguidor para o site da loja. As lives, por sua vez, podem ser aproveitadas para aprimorar a comunicação com seu público, fazer lançamento de produtos e outras ações que ajudarão a vender mais.

Como vender no Facebook

Embora outras redes sociais estejam surgindo, o Facebook segue tendo um espaço importante no mundo digital. É a rede social que tem mais usuários no mundo e a segunda mais acessada no Brasil.

O Facebook pode ser usado para entrega de conteúdos relevantes, lançamento de produtos, suporte ao cliente e realização de vendas. Os seguintes passos podem te ajudar a vender mais nessa rede social:

●       Criar uma fanpage;

●       Promover conteúdos compartilháveis;

●       Integrar seu e-commerce;

●       Investir no Facebook Ads.

Como vender no TikTok

TikTok também pode ser uma rede social de vendas. | Foto: Freepik.

A rede chinesa de vídeos, TikTok, tem crescido exponencialmente no Brasil e está proporcionando oportunidades de entretenimento e de vendas. De forma resumida, o TikTok permite fazer gravações de vídeos curtos e compartilhá-los. Você pode criar dublagens, danças e fazer edições divertidas.

Com os vídeos curtos, o potencial de engajamento dos conteúdos dessa rede é grande e capaz de ter um alto alcance. Além disso, no TikTok, o usuário não consegue rolar o feed sem assistir ao vídeo todo, ponto que assegura o view.

No quesito vendas, os especialistas das redes indicam que é uma boa alternativa para o marketing de influenciadores, que podem promover produtos ou serviços para seus seguidores por meio de vídeos informativos e divertidos.

Como vender no Pinterest

O Pinterest possui uma base de usuários com alto engajamento. Por ser uma rede de imagens, os nichos de mercado, como design, decoração e arquitetura, devem estar atentos a ela.

A fim de atrair mais pessoas para as suas imagens, é recomendado criar o próprio board. Assim, você poderá compartilhar imagens próprias e infográficos. Aproveite também para inserir links em suas publicações no Pinterest, redirecionando o usuário para outras páginas da empresa para impulsionar as vendas.

Se você deseja entender mais sobre esse mundo digital e garantir resultados positivos para sua marca, o Método Sirius te ajuda a usar as redes sociais de maneira profissional e eficiente. Com esse método, você terá à sua disposição materiais e conhecimento a respeito da criação de conteúdo em diferentes redes sociais e suas particularidades. Além de vender produtos digitais, o Método Sirius te ajuda a ganhar visibilidade, seguidores, reconhecimento e outros resultados positivos dentro das redes sociais. Clique aqui e saiba mais.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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