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Social Ads: o que é, pra que serve e como usar

Nas estratégias de marketing digital existe a necessidade de atrair tráfego orgânico com ações específicas internas, por exemplo, o SEO. No entanto, existem as alternativas pagas, como os anúncios na internet, ou seja, o social ads. Desse modo, é possível aumentar as suas estratégias digitais utilizando ferramentas de monitoramento e segmentação, além de encontrar os clientes ideais para diversos setores.

Por isso, entenda melhor como funciona esse método e quais vantagens esse serviço pode oferecer para o seu negócio.

O social ads é uma maneira das empresas desenvolverem estratégias nas redes sociais de aproximação com o público. | Foto: Pixabay.

O que é social ads?

Os social ads são anúncios personalizados nos ambientes das redes sociais, portanto, podem variar conforme as características de cada canal de comunicação, como também possuem mecanismos específicos para cada plataforma. Nesse sentido, esse serviço permite que as organizações comprem espaços e divulguem seus produtos e serviços para o público.

Essa ferramenta é uma das principais estratégias na geração de lucro para as grandes companhias do ramo, pois, plataformas como: Facebook, Twitter e LinkedIn, não cobram por adesão e cadastro, então a maneira encontrada para conseguir arrecadação de fundos nas redes sociais mais usadas é a venda de social ads.

O funcionamento desses mecanismos é possível porque as redes conseguem coletar dados das pessoas o tempo todo, por exemplo, no compartilhamento, utilização, reação e ligações com outros usuários, os consumidores costumam fornecer dados e informações sobre seus hábitos, necessidades e preferências. Com isso, as donas desses espaços atraem outras organizações e, assim, as empresas conseguem criar técnicas e métodos para elaborar o anúncio ideal para o público-alvo.

Além disso, é possível impulsionar as publicações para atingir cada vez mais usuários, gerando valor para essas pessoas e alcançando as metas e objetivos de vendas. O social ads é geralmente composto por: objetivo geral, formatos de exibição, orçamento, custos e período de veiculação.

Para que servem os social ads?

Os social ads são essenciais para abordagens de marketing e distribuição de conteúdo, assim como outros anúncios. Desse modo, essas campanhas são muito importantes para o funil de vendas e otimização da jornada do consumidor, pois a organização oferece alto poder de personalização, permitindo contato com os clientes em todas as etapas do processo de compra, principalmente na fase de atração, ou seja, no início do funil de vendas.

Com isso, o engajamento pode ser enorme, então a empresa utiliza o social ads para conseguir falar com os usuários e, assim, demonstrar autoridade para que eles sigam em contato e realizem a compra. Além disso, os anúncios nas redes sociais funcionam como estratégias para uma comunicação menos invasiva que alcance o consumidor o tempo todo.

Portanto, quando os usuários estiverem conferindo a publicação dos amigos, poderão entrar em contato com a marca, seguindo os seus interesses e com a possibilidade de gostarem dos produtos que a  marca oferece. Desse modo, naturalmente, a companhia se torna presente no imaginário e na mente dos consumidores em um espaço amigável e divertido, ou seja, diferente de ambientes com publicidades invasivas que afastam os clientes.

Além disso, esses métodos são ótimos para aumentar o engajamento na plataforma, como também melhorar as abordagens de cada canal. Os anúncios no Facebook, por exemplo, permitem otimização na maior rede social da atualidade, oferecendo conexões com a maioria das pessoas, portanto, é possível iniciar um relacionamento duradouro com usuários dessa mídia digital.

Em outras palavras, após ver um anúncio, o cliente pode acessar a sua página oficial, entrar em contato pelos meios de comunicação para esclarecer algumas dúvidas e, assim,  aproximar-se da marca e, possivelmente, realizar uma compra.

Saiba qual plataforma é mais interessante para o seu negócio

Facebook Ads

O gerenciamento de redes sociais é essencial para o desenvolvimento do negócio e criação de estratégias que aumentem o engajamento e atraiam maior público. O Facebook, por exemplo, possui o social ads tool, uma das mais completas ferramentas que permite personalizar campanhas, conforme interesses, curtidas, idade, gênero, entre outros fatores.

Além disso, o formato também varia, podendo ser vídeos, imagens, carrossel ou mensagens instantâneas. E o pagamento é realizado conforme o número de impressões, cliques, ações, dependendo da opção escolhida pelo usuário, como também é possível acompanhar todos os resultados.

Instagram Ads

O social ads do Instagram é um pouco menos completo, mas também é uma excelente opção, pois a rede é muito popular. Nessa ferramenta, é possível segmentar por região, idade, preferência, dispositivos, entre outros. Esse mecanismo também permite estabelecer diversos propósitos para as campanhas, por exemplo, caso seu objetivo seja gerar conversões, visualizações, cliques ou compras.

Twitter Ads

O mecanismo de anúncio do Twitter é um pouco diferente das outras, pois ela funciona no formato de um leilão virtual, ou seja, são lances automáticos definidos pela rede social e lances das organizações que estão pagando. Além disso, é possível promover hashtags, assuntos, tweets específicos, contas, visando atingir o público com os mesmos interesses dos seus clientes.

Anúncios no LinkedIn

Essa rede social profissional também oferece social ads para as empresas falarem com o seu público, como também é possível o posicionamento específico dos layouts, por exemplo, posicionar as imagens na parte lateral ou links enviados diretamente aos usuários.

Como usar os social ads de forma eficiente?

Tenha objetivos

Em primeiro lugar, é importante ter metas e objetivos claros. Portanto, ao iniciar uma campanha, a empresa já deve ter definido a finalidade da ação, desse modo, evita perda de tempo e erros. Se o objetivo for maior engajamento, por exemplo, as estratégias já podem ser definidas visando essa opção.

Defina o público-alvo

É essencial conhecer o seu público-alvo, pois é com esse conhecimento que a companhia define as ações de segmentação. Dessa forma, as ferramentas oferecem diversas opções, então é necessário analisar as características dos seus clientes para não errar na estratégia. Logo, existem alguns métodos para isso não acontecer, como verificar o perfil dos usuários ou definir uma persona para o social ads.

Conheça as características das plataformas

O ideal é sempre conhecer as limitações e especificidades de cada canal, assim, você consegue direcionar as estratégias corretas, sem arriscar perder tempo ou ter prejuízos. No Instagram, por exemplo, a ferramenta é focada em imagens, enquanto no LinkedIn há conteúdos mais sérios e profissionais. Além do mais, outra dica é acompanhar os seus resultados, visando verificar se os métodos estão sendo efetivos, impulsionando as conversões e aumentando a lucratividade.

Anúncios YouTube, Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn são exemplos de social ads. | Foto: Pixabay.

Os anúncios, assim como os anúncios YouTube, são ferramentas que já fazem parte do marketing há muito tempo, então o social ads é um sistema que veio para facilitar a vida das empresas e aproximá-las dos usuários, com segmentações mais precisas. Portanto, essa estratégia, quando realizada de maneira correta, pode oferecer muitos benefícios para o negócio.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

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Além disso, fique por dentro das ferramentas do social ads com o Método Sirius. Além disso, com o auxílio do método, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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