fbpx

Sofia: o melhor podcast de 2021

No dia 7 de julho de 2020 o Spotify anunciou o lançamento de Sofia, sua primeira série de ficção científica. A produção conta com famosos como Cris Vianna, Monica Iozzi e Otaviano Costa no elenco. Ainda, como se já não bastasse, trabalha com um enredo interessante, engraçado e que faz o ouvinte querer escutar toda a história de uma só vez. Mas, não é apenas isso que faz dele o melhor podcast de 2021. Quer saber o que Sofia fez para merecer esse título? Continue a leitura!

melhor podcast de 2021
Sofia é o melhor podcast de 2021 | Foto: Divulgação

A série conta a história de Helena (Monica Iozzi), que é contratada para atuar como uma das operadoras de Sofia, a assistente virtual mais intuitiva do mundo, interpretada por Cris Vianna. O enredo ainda conta com dois outros personagens importantes, Carlos (Otaviano Costa) e Dani (Hugo Bonemer), chefe e ex-marido de Helena, respectivamente.

A produção brinca com um futuro que parece absurdo logo de cara, mas que já está se tornando realidade. Sofia simula uma inteligência artificial, sabe tudo da vida de seus usuários e conversa sobre qualquer coisa com eles, como se fosse uma amiga íntima de anos. O trabalho de Helena, assim como o de todos os outros controladores da tecnologia, é fazer com que essa relação seja o mais humanizada possível. A única questão é que as pessoas que utilizam a assistente não fazem ideia de que ela é controlada por seres humanos.

A produção nacional é baseada em Sandra, série original da empresa Gimlet, que foi comprada pelo Spotify em 2019. E, o Brasil não foi o único a estrear o podcast, a plataforma de streaming fez questão de lançá-lo simultaneamente na Alemanha com o nome de Susi, na França como Sara e no México como Sonia.

Visão dos atores sobre o projeto

A atriz Cris Vianna, que faz a voz da inteligência artificial, falou durante a coletiva de imprensa para apresentação da série que protagonizar Sofia foi a experiência mais diferente de sua vida. Segundo ela, um grande desafio durante as gravações foi manter em suas falas a frieza e objetividade de uma máquina parcialmente humana: “Estávamos buscando a Sofia da inteligência artificial, então eu tive que me afastar do sentimento. Eu aprendi a me escutar ainda mais dentro desse processo”.

Na mesma ocasião, Otaviano Costa, que já trabalhou como radialista e dublador, revelou que o original Spotify remete à época das radionovelas. O ator ainda completou dizendo que Sofia é uma viagem muito gostosa e prazerosa que nos aproxima de um mundo distópico que já faz parte da nossa realidade atual de um jeito.

Hugo Bonemer também participou do evento e fez questão de manifestar seu desejo por uma segunda temporada. Ele ainda disse querer ver o elenco reunido no estúdio para essa gravação, já que num primeiro momento isso foi feito separadamente, cada um gravou sua parte de maneira individual.

O que faz de Sofia o melhor podcast de 2021?

O lançamento reflete o reforço do Spotify em consolidar-se como a principal plataforma de podcasts do Brasil. Sofia foi totalmente produzido pensando nas características de cada país onde foi lançado. Uma prova disso são as gírias e dialetos responsáveis por grande parte do humor nos diálogos. O veículo de streaming afirmou que fez questão de utilizar roteiristas nativos de cada região, de modo que as características locais fossem mantidas em todas as quatro versões da ficção.

Na coletiva para apresentação da série, o diretor do Spotify Studios na América Latina, Javier Piñol, referiu-se à produção como um esforço para ampliar o universo dos podcasts por meio da comunidade criativa. Além disso, Piñol fez questão de esclarecer que as coisas não aconteceram de uma hora para outra: “Um lançamento mundial não se faz em dois meses. Estamos trabalhando há mais de dois anos por esse momento. Estamos trabalhando com os melhores criadores, storytellers, é o fruto de um intenso trabalho de mais de dois anos, e em breve haverá outros anúncios”.

 Inteligência artificial em pauta

Um dos pontos mais interessantes da série é como ela explica a inteligência artificial de forma bem-humorada. No enredo, Sofia simula uma IA que aprende cada vez mais sobre o usuário na medida em que interage com ele, entendendo tudo o que é falado e respondendo de acordo.

Além disso, deve-se levar em conta o esforço da plataforma de streaming em construir uma verdadeira identificação com o público brasileiro por meio do podcast. Visto que, além da adaptação para a linguagem nacional bem pensada, a IA Sofia é representada por uma mulher negra.

Fique em alerta com o lançamento do Spotify

A novidade representa uma verdadeira inovação no mercado sonoro, pois abre portas para que conteúdos semelhantes sejam produzidos. Antes, grande parte dos áudios da plataforma eram noticiosos ou consistiam em debates sobre temas específicos. O podcast é um excelente canal para contar sua história e desenvolver ou promover um negócio. Já pensou se, ao invés de simplesmente falar sobre sua especialidade, você desenvolvesse uma série para passar a mensagem?

Não é à toa que Sofia está entre os melhores podcasts. Além de levantar discussões importantes sobre nossa relação com a tecnologia e outros temas do dia a dia, mesmo sendo vendida como ficção, a produção representa uma nova possibilidade de conteúdo para plataformas de streaming como o Spotify.

Dados da Kantar Ibope, publicados na Exame, apontam que, em 2020, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 40% já ouviram algum tipo de programa de áudio. Empresas como a Visa, 99 e Heineken são algumas das que enxergaram potencial no formato e, inclusive, lançaram seus próprios programas. Sofia ainda pode atrair um novo público consumidor para o mundo dos podcasts, o que significa mais pessoas migrando para essas plataformas e a maior possibilidade de fazer seu negócio crescer lá dentro.

podcast
Sofia foi considerado um dos melhores podcasts lançados recentemente | Foto: Divulgação

Portanto, não perca tempo e siga o exemplo do melhor podcast de 2021, que traz ideias inovadoras, levanta discussões importantes, agrega valor ao público e cumpre muito bem o seu papel de destacar o Spotify em meio às outras plataformas de streaming. Inspire-se no formato, seja para usá-lo em seus conteúdos ou como ideal de inovação.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *