fbpx

Tendências em e-commerce para 2021

E-commerce está relacionado ao comércio on-line, ou seja, universo de compras e vendas efetivadas de forma digital. Os pagamentos também são feitos pela Internet e os serviços e/ou produtos são variados: desde físicos, até virtuais. Atualmente, muitas áreas podem ser consideradas como tendências 2021: saiba o que está em alta e comece o ano ganhando mais dinheiro sem sair de casa. Aproveite os benefícios que o trabalho a distância pode oferecer!

Alimentos saudáveis é uma tendência para o e-commerce deste ano | Foto: Louise Burton

O e-commerce do Brasil poderá crescer 26% em 2021, de acordo com dados da Ebit|Nielsen, plataforma de opinião de consumidores. As vendas devem atingir um faturamento de mais de R$ 100 bilhões, o que indica um crescimento e consolidação das lojas virtuais. Entre os produtos digitais, os infoprodutos merecem destaque. Entretanto, fique atento também às outras opções!

Sustentabilidade no vestuário

A moda sustentável está pautada na diminuição ou extinção dos problemas ambientais ocasionados pelo processo de produção das roupas, calçados e acessórios. Existe uma grande preocupação dos clientes com a forma de obtenção de matérias-primas e com o processo de produção de todos os itens. Além disso, peças duráveis, de alta qualidade e versáteis também são destaque. Afinal, descartar produtos já é uma opção bastante escassa, o que fortalece o consumo consciente.

Alimentação vegana

Cerca de 4% da população brasileira, aproximadamente 7,6 milhões de pessoas, são vegetarianas. Muitas delas, veganas. Além disso, dados do Instituto Ipsos demonstram que 28% dos brasileiros têm procurado comer menos carne. Atrelado a isso, também houve um crescimento no setor de alimentação saudável: 98% nos últimos anos no Brasil, de acordo com um estudo da agência de pesquisa Euromonitor. Alimentos vegetarianos, veganos e orgânicos vêm ganhando cada vez mais espaço nas refeições em geral. Dessa forma, apostar nesta área pode ser muito positivo.

Produtos para celíacos

Além das opções acima, os produtos para celíacos também estão com alta demanda. Muitas pessoas que são intolerantes ao glúten também acabam aderindo à grande variedade de produtos. Pense em vender refeições, bolos e pães para esse segmento de público.

Cursos

Um dos infoprodutos mais vendidos são as aulas pertencentes aos cursos on-line. Em 2020, com o início da pandemia do coronavírus e com as medidas de distanciamento social, o segmento teve um aumento de mais de 200% em suas vendas, de acordo com dados feitos pelo portal Cuponomia. Alguns pontos positivos desse tipo de material são: bom custo-benefício em relação ao curso presencial tradicional; flexibilidade de horários e economia de tempo; acesso vitalício aos conteúdos compartilhados pelos profissionais ou criadores de conteúdo digital; certificados de conclusão em alguns; formato mais dinâmico de vídeoaulas, o que auxilia no entendimento dos alunos; flexibilidade de plataformas para a transmissão.

Você poderá criar um curso relacionado à sua área de atuação, seja ela saúde, economia, culinária, arte ou tecnologia, por exemplo. Você não precisa ser um professor para construir e desenvolver aulas sobre um tema específico e atual.

Livros digitais

O e-book é um tipo de produto bem conhecido atualmente. É um livro digital que pode ser baixado em celular, tablet, computador ou kindle e pode abordar ficção, instruções sobre determinado assunto, dicionários, enciclopédias e materiais de estudo. No Brasil, a venda desses produtos cresceu 115% de 2016 a 2019, segundo dados de uma pesquisa da Nielsen, feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Em comparação aos livros físicos, os e-books são mais econômicos e sustentáveis.

Dica sobre as tendências 2021

Para iniciar ume-commerce do zero, utilize algumas ferramentas disponíveis e muito planejamento. Confira, clicando aqui, alguns passos fundamentais para criar o seu negócio digital e ter muito sucesso na Internet. Não fique de fora de uma das tendências 2021 mais promissoras!

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *