fbpx

Aprenda a usar o Youtube Shorts e entre para a tendência dos vídeos curtos

O YouTube Shorts chegou ao Brasil em junho de 2021, a ideia da plataforma era criar uma ferramenta parecida com o Tik Tok e o Reels do Instagram. Por isso, o próprio nome YouTube Shorts indica aos usuários um sistema para a criação de vídeos curtos, ou seja, conteúdos mais dinâmicos e curtos. Desse modo, as pessoas têm até um minuto para criar um vídeo que atraia o público No entanto, esse aplicativo ainda não é muito conhecido, portanto, entenda melhor como funciona esse mecanismo e algumas dicas para utilização.

O YouTube Shorts é uma ferramenta de vídeos curtos para criação de conteúdos mais dinâmicos. | Foto: Pixabay.

O que é o YouTube Shorts?

O YouTube Shorts ou Short YouTube foi um aplicativo desenvolvido para a criação de vídeos de até 60 segundos utilizando os aparelhos celulares em posição vertical. Essa ideia foi inspirada no TikTok, aplicativo chinês que vem fazendo sucesso com o público e se popularizou nos últimos anos, revolucionando a maneira de produzir e publicar conteúdos nos smartphones. Nesse sentido, os vídeos curtos são tendência no mercado, também sendo visto no Instagram com os Reels.

Assim, no YouTube Shorts o processo é dinâmico, permitindo aos usuários subirem esses vídeos curtos nas redes, como também possuem ferramentas de edição de vídeo, adição de legendas e textos, efeito de cores e utilização de filtros. O público pode optar por realizar as gravações na plataforma ou subir um clipe de até 60 segundos que esteja armazenado no celular. No entanto, o diferencial do YouTube Shorts é a possibilidade de serem adicionados conteúdos da plataforma na produção desses vídeos curtos.

Em outras palavras, no YouTube Shorts app, os usuários podem realizar colagem e mixes de músicas, áudios e vídeos de outras contas, porém para que o conteúdo seja publicado, é necessário que o dono da produção tenha autorizado a utilização por terceiros, caso contrário, serão infringidas as regras de direitos autorais. Além disso, se você quiser utilizar recursos gratuitos, o YouTube Shorts disponibiliza uma biblioteca de músicas que podem ser utilizadas na produção dos vídeos curtos.

O YouTube Short vídeos está disponível para iOS e Android, como também já estão sendo desenvolvidas novas atualizações para aumentar o alcance da ferramenta, permitindo que todos os usuários tenham acesso a essa nova modalidade.

Como usar o YouTube Shorts

Em primeiro lugar, é importante você verificar se o YouTube Shorts já está disponível no seu celular, portanto, verifique as últimas atualizações da plataforma. Por outro lado, se o seu smartphone ainda estiver liberado esse recurso de vídeos curtos, então não se preocupe, pois o YouTube informou que as próximas atualizações irão liberar todos os usuários.

Para você conseguir ter acesso a esse espaço repleto de vídeos curtos, basta acessar a biblioteca e procurar pelo YouTube Shorts, como também pode aparecer na lista de relacionados enquanto algum conteúdo estiver sendo exibido.

Os usuários do Tik Tok já estão familiarizados com o sistema desses aplicativos de vídeos curtos, no YouTube Shorts o mecanismo funciona da mesma maneira, portanto, o layout é o mesmo, por exemplo, existe a rolagem infinita, ou seja, ficar vendo vídeos curtos em sequência. Para subir um vídeo é só adicionar da sua galeria, ou realizar uma gravação direto pela plataforma.

Se você quer produzir esses vídeos curtos no YouTube Shorts, então é necessário abrir o aplicativo e realizar o login, em seguida, clique em “criar” no centro da parte inferior, logo depois, escolha “criar um short”, como também define se você vai querer gravar um vídeo de 15 ou 60 segundos. Nesse sentido, é importante saber que os vídeos curtos feitos com conteúdos da biblioteca do YouTube Shorts só poderão ter no máximo 15 segundos.

Para gravar é necessário segurar o botão central, assim, quando acabar solte ou aguarde o tempo chegar ao limite, em seguida, clique em “concluído”, após esse processo irá abrir a ferramenta de edição do YouTube Shorts para serem feitas melhorias nos vídeos curtos. Por fim, clique em “próximo”, escolha o título e clique em “enviar” para subir o conteúdo no aplicativo.

Dicas para fazer vídeos curtos interessantes

Primeiramente, o ideal é que seja realizado um planejamento do conteúdo que será abordado nos seus vídeos curtos, portanto, só pegue a câmera quando você tiver certeza do que será filmado, evitando criar cenas ou perder tempo com regravações. Além disso, escolha um ambiente adequado para a produção dos seus vídeos, locais com muitas pessoas, pouca iluminação e muitos ruídos podem prejudicar a qualidade do conteúdo.

Os equipamentos são importantes, mas é fundamental utilizar aparelhos que você tenha familiaridade, caso contrário, os riscos do seu vídeo não ser bom são muitos. Desse modo, com preparação e treinamento é possível criar conteúdos interessantes para o público. A separação de um período para gravar também conta, pois evita perder tempo com transporte ou montagem.

Existem algumas estratégias que podem ser úteis para aumentar o engajamento com os usuários, por exemplo, buscar parcerias com influenciadores e utilizar anúncios até o máximo potencial, esses métodos ajudam no alcance e, consequentemente, na visualização por novas pessoas.

O YouTube Shorts pode ser uma ótima ferramenta para aumentar o engajamento nas redes sociais. | Foto: Pixabay.

A produção de vídeos curtos no YouTube Shorts não é simples, exige planejamento e conhecimento sobre técnicas de produção, mas com determinação é possível conseguir grande engajamento com o público. No entanto, é importante lembrar que é um processo que vai sendo construído pouco a pouco, então não se preocupe se o seu primeiro vídeo não ficar bom, continue realizando as produções, assim, com a experiência você vai conseguir desenvolver novas habilidades que vão ser positivas para o conteúdo.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP! Fique por dentro de tudo na área, inclusive sobre YouTube Shorts.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.