fbpx

Discord: O que é? Como usar os servidores? São os novos fóruns?

A tecnologia está sempre se atualizando e se renovando diariamente. Com o tempo, novas redes sociais tomam o espaço de outras que acabam entrando em desuso.

O discord é uma plataforma que nasceu em 2016, pela empresa de jogos Hammer e Chisel, agora conhecida como Discord Inc, seu uso inicial foi para videogames e foi por causa disso que ela se popularizou. Hoje, a plataforma possui mais de 25 milhões de usuários no mundo todo, segundo a empresa, e não é usada somente pelos gamers.

Com a pandemia e o home office, o lugar também estourou entre os profissionais e se tornou um lugar para realizar reuniões e happy hours. Para ter seu espaço no discord para compartilhar com seus amigos ou colegas de trabalho, basta criar um servidor do discord. Compartilhe ele para quem você quiser, mas a pessoa precisa ser usuária do aplicativo para poder usar, é só criar uma conta, rápido, fácil e de graça.

Já ouviu falar do Discord? Ele pode revolucionar suas partidas de jogo e reuniões profissionais, confira mais sobre a plataforma.
Aprenda a mexer no Discord e aproveite todas suas funcionalidades I Foto: Pixabay

O que é o Discord?

O discord é uma plataforma de interação que pode ser usada para fins lúdicos ou profissionais.

Como usar o Discord?

Primeiramente, como usar o Discord? O primeiro passo é baixar o aplicativo no seu celular ou acessar o site pelo computador mesmo. E dentro do site você tem a opção de baixar o aplicativo do discord no seu computador/notebook, mas não precisa fazer isso se não quiser, pode só usar o site.

Depois, é necessário registrar-se, criar uma conta usando um número de telefone ou email. Em seguida, escolha um nome de usuário, senha e coloque sua data de nascimento. Você será levado para uma tela; para criar seu servidor ou entrar no servidor já existe de alguém que te convidou, por meio de um link que enviaram.

Como criar um servidor no Discord?

Como criar um servidor no Discord? Bem simples, se estiver pelo celular é só clicar em um ícone de “+” na tela e clicar em “Criar um servidor”, que pode ser para um grupo de amigos ou para ser usado pela comunidade no Discord.

Foto

Você pode escolher uma foto de capa e nome para servidor. E depois dele ser criado, é só usar o link que vão te mostrar na tela para você compartilhar com quem quiser que acesse seu servidor. Você pode personalizar servidor discord quando quiser, sinta-se livre para fazer as mudanças que quiser.

Entrar no servidor de um colega

Caso você queira entrar no servidor de alguém, é só clicar no ícone de “+” e em “Entrar em um servidor”, aí você adiciona o link do convite e pronto! Pelo computador, o processo é parecido, senão mais fácil até, é só procurar os ícones que indicam criar um servidor, e quando você clica no link convite de alguém você é automaticamente levado para esse servidor. 

O que fazer no servidor Discord

Dentro do seu servidor de discord, que pode ser privado ou público para comunidade, você pode criar várias ramificações dentro dele. Por exemplo, grupos diferentes, tópicos diferentes, que cada usuário do servidor pode escolher entrar, como se fosse uma sala de bate papo.

Como buscar servidores do Discord

Um ótimo jeito para encontrar servidores do discors que te interessam, e garantir que outras pessoas encontrem o seu, é pelo site Disboard, que serve para publicar e encontrar servidores do Discord.

Tags

Isso funciona por meio de uma ferramenta de busca de tags. Então, você encontra servidores do discord por assuntos e temas. Você pode abranger mais pessoas por meio de tags relacionadas ao conteúdo do seu servidor, por exemplo “marketing”, “vendas”, “curso”, “conexão”. Assim, quem procura servidores do discord por tópicos pode acabar encontrando o seu, logo você consegue divulgar servidor discord se você incluir seu servidor no banco de dados do Disboard. 

Divulgações

Existem até alguns servidores do discord que você pode entrar e usar para divulgar o seu servidor, como por exemplo o servidor Divulgue Tudo. Seu propósito é divulgar servidores, canais, mídias sociais, etc de várias pessoas. É só seguir as regras do servidor e aproveitar esse espaço de divulgação.

Há vários servidores com propósitos diferentes, e você pode procurar por tópico pelo Disboard, assim você tem um proveito melhor da sua experiência com o Discord,

Desse modo, você pode tornar o discord um canal de divulgação, para encontrar novos clientes, para compartilhar seus feitos, para se aproximar dos seus seguidores.

Bots do Discord

Se, por exemplo, você criou um canal no youtube, você pode usar o discord para divulgar esse conteúdo, e assim ganhar mais inscritos no Youtube. Você pode, inclusive, utilizar bots (robôs) dentro do Discord para passar seus vídeos.

Criar uma aba de boas vindas no servidor, com um texto pronto e fixo para que todos os novos seguidores do servidor leiam, pode até usar esse texto para definir regras para servidor discord; e aí deixar seu canal fixo lá para todos que entrarem no servidor tenham a chance de poder ver seu conteúdo no Youtube.

Se você aprender a mexer com os bots e categorias dentro do servidor, você deixa tudo personalizado, organizado e as tarefas como divulgação e recepção ficam por conta da própria plataforma.

Os bots do discord podem ter funcionalidades diferentes. Desde funções sociais a adicionar opções de customização, gravar o áudio de uma conversa e mais.

Como adicionar um bot: passo a passo

Para adicionar um bot, de forma mais rápida, acesse o site Discord Bot List, que apresenta todos os bots disponíveis, e até possui filtros de busca, por tema ou nome.

É só clicar em Search (Busca), procure pelo nome do bot, ou não souber, acesse os botões de categoria abaixo da barra de busca; depois de selecionar o bot, clique em Invite (Convidar), para acessar a página de autenticação do Discord.

Atenção que alguns bots são softwares completos, ou seja, precisam ser instalados e podem não ser compatíveis com todo sistema que o Discord roda. Na página de autenticação, vá para o menu, selecione um servidor, e escolha em qual servidor irá o bot escolhido. Em seguida, é só marcar ou desmarcar as permissões que você deseja que o bot controle; por último, clique em “Autorizar”.

Com inserir um canal no servidor

Dentro do servidor, você pode inserir vários canais, cada um focado no tema que você desejar. Você pode organizar seus canais como “subcanais” organizados da forma que você quiser para configurar seu servidor como se fosse um guarda-chuva.

Do mesmo jeito que os canais têm permissões, o mesmo acontece com as categorias. E isso é ótimo pois você pode usar as permissões da categoria para atualizar e gerenciar qualquer canal que esteja dentro dela.

Cargos

Os cargos ainda serão a base de como as permissões são atribuídas especificamente aos membros, mas os canais agora podem “sincronizar” com as categorias para criar uma estrutura de permissão concisa. 

Categoria

Para adicionar uma categoria, clique com o botão direito do mouse no ícone do servidor, em seguida clique no botão de configurações, digite o nome da categoria e encaixe ela onde você quiser.

Permissões

A qualquer momento você pode mudar as permissões e cargos dentro da sua categoria, além de optar entre sincronizar ou não essas permissões entre seus canais.

Por exemplo, se você desativar a permissão “Ler Canais de Texto e Ver Canais de Voz”, os canais ficarão invisíveis para os membros que não têm acesso, eles nem mesmo aparecerão como bloqueados!

Isso pode ser ótimo para deixar um canal apenas com seus parceiros próximos, evitando que um público geral possa ter acesso a esse canal mais particular.

Não esqueça que os canais sincronizados e não sincronizados podem coexistir dentro de uma categoria. Alterar as permissões de uma categoria altera as permissões de todos os canais sincronizados, mas não as permissões dos não-sincronizados!

Configurações de notificações

Você também pode configurar as notificações dentro da sua categoria, para não ser notificado sobre as mensagens de algum canal. É só silenciá-lo, você verá que tem mensagens não lidas, mas não receberá notificações.

Isso seria bom colocar em algum canal de sugestões ou dúvidas, em que as pessoas podem falar abertamente. E como serão muitas mensagens, o barulho da notificação não te incomoda, você pode ir lá ler as mensagens quando tiver tempo e responder seus usuários. 

Aproveite o Discord do jeito certo!

Talvez você não seja o número um de servidores discord brasil. O importante é você atingir seu público alvo e conseguir usar a plataforma a sua maneira, para ser um espaço de divulgação, conexão, interação, ludicidade e integração.

Dê uma chance, hoje, para a plataforma e crie uma conta, um servidor, faça experimentos com as categorias e bots diferentes; faça testes com seus amigos para garantir que tudo está bem especificado, então alguém de fora entenderia tudo e se sentiria acolhido pelo seu servidor.

Use os servidores do Discord para seu uso pessoal ou profissional, de qualquer jeito a diversão e funcionamento é garantida!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *