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Vinheta para Youtube: saiba a importância dessa abertura para seu canal

A vinheta de conteúdo para Youtube pode ser feita de vários modos: gráficas, dinâmicas, estáticas ou animadas. Vai do gosto de cada um. Mas, não importa o formato escolhido, uma coisa é certa: uma boa intro Youtube ajuda a aumentar o engajamento dos vídeos e do canal. O público fica animado e instigado a interagir com o conteúdo publicado.

Esse vídeo curto serve para abrir as cortinas para o seu vídeo, apresentando o canal. Geralmente, a vinheta para Youtube é inserida no início do vídeo, antes mesmo de você falar um “Oi”, se apresentar, ou vir depois de uma fala sua sobre o tema do canal. Além disso, para uma vinheta para Youtube ideal, a identidade visual e a linearidade do conteúdo devem estar bem definidas e evidentes.

Ah, e também tem outro momento em que cabe a intro Youtube! Há produtores de conteúdo e influenciadores que selecionam os trechos mais impactantes do vídeo para apresentá-los no começo. Não deixa de ser uma forma de prender a audiência e atiçar a curiosidade para o que está por vir. É parecido com o que ocorre na abertura dos telejornais, quando o âncora chama as notícias da edição. Você deve saber do que estamos falando. 

Você já pensou em fazer uma vinheta para Youtube? Se isso nunca lhe ocorreu, você pode estar perdendo uma grande chance de atrair inscritos. Veja o motivo!
Entenda o que é vinheta para Youtube e sua importância na atração de inscritos I Foto: Pixabay

Você pode encomendar uma vinheta para Youtube pronta ou criar a sua. Este texto é para você, que quer criar intro para Youtube e não sabe. Vamos te contar como criar vinheta para Youtube a partir de agora. Tenha uma ótima leitura!

O que é uma vinheta?

A vinheta para Youtube é uma apresentação curta, com duração de segundos, do tema do seu canal. Ela é uma identificação que determina o início e o final do vídeo. A intro Youtube precisa ser vista como parte crucial da etapa de pós-produção dos vídeos, até porque ela oferece, às pessoas, uma prévia do que virá pela frente.

Para que serve a vinheta?

Assim, a vinheta funciona como um elemento importante do seu conteúdo para Youtube. Por apresentar o logotipo da marca (ou do canal) e uma CTA (call to action – chamada para ação), como “inscreva-se”, “compartilhe” ou “comente”. Garante uma visão mais profissional do seu vídeo.

Por isso, ela tende a atrair mais audiência para o seu canal, já que se destaca no meio. Uma estratégia de marketing, a vinheta de qualidade traz mais autoridade, além de ajudar a divulgar o espaço nas mídias sociais.

Nesse sentido, além do logotipo, a intro Youtube tem um fundo musical. Seguindo a mesma ideia, os efeitos sonoros também agregam muito ao conteúdo, uma vez que dão emoção a ele.

A importância da identidade visual

Descrita como a forma visual da personalidade da marca, a identidade visual ajuda a consolidar um negócio. Com cores específicas e um design personalizado, um logotipo, por exemplo, fixa na mente do consumidor, de modo que toda vez que se depara com determinados tons e formatos, ele se recorda bem de você.

É como se o seu negócio, seja projeto pessoal ou profissional, se tornasse referência no meio, sabe? Isso, graças à vinheta do conteúdo para Youtube. Dessa maneira, a identidade visual da vinheta para Youtube cria um senso de familiaridade das pessoas com o seu canal. Demais, não é?

Estude bastante para desenvolver uma boa identidade visual. Muitas vezes, é o primeiro contato que o cliente tem com o seu produto ou serviço ou, no nosso caso, canal do Youtube.

Como fazer uma vinheta para o canal do YouTube?

Se você não faz a mínima ideia de como fazer vinheta para Youtube, fique tranquilo. Nós vamos te explicar agora mesmo. Vamos lá? Bem, para criar a intro Youtube, você pode consultar bancos gratuitos de vídeos ou, ainda, usar aqueles aplicativos para criar vídeos.

No entanto, para além disso, é essencial se atentar a pontos importantes na hora de saber como criar vinheta para Youtube. Confira!

Autoconhecimento

Não queira “se livrar logo da tarefa” e fazer uma vinheta a qualquer custo, sem o mínimo de estudo e análise de mercado, nicho e o tema específico do seu canal. É necessário autoconhecimento, refletir sobre sua proposta no canal. Pense com a gente, imagine só, uma pessoa tem um canal em que publica conteúdo sobre dança de salão, algo alto astral, para cima, animado, certo?

Só que na abertura, na vinheta, essa pessoa escolhe uma música de fundo lenta, tediosa e parada. Certamente, isso vai afastar muita gente, mesmo antes de começar a assistir, de fato, ao vídeo.

Tempo

A duração de uma vinheta para Youtube funcional é de, em média, 5 segundos. Não invista muito tempo nesta fase posterior à produção, os inscritos querem mesmo é ver conteúdo, não “embromation”!

Você não quer que a pessoa feche a aba do seu vídeo antes mesmo de chegar à metade, quer? Seu público não chega no seu canal para perder tempo assistindo a longas vinhetas. Se for para fazer isso, ele vai em um banco de vídeos gratuitos e resolve o problema.

O segredo é enxergar a vinheta como complemento e não prato principal do cardápio audiovisual.

Alinhamento com a marca

Já comentamos um pouco aqui neste artigo, mas vale a pena reiterar. A vinheta para Youtube precisa estar alinhada à estratégia de branding da sua empreitada. Senão, nada feito, amigo, haverá falhas no processo de comunicação.

Isso porque a vinheta precisa, sobretudo, transmitir uma mensagem clara e concisa ao receptor. É sobre o que a pessoa pode esperar do canal de vídeos.

Qualidade

Coloque empenho e dedicação ao elaborar uma vinheta para Youtube, visando tornar seu canal mais profissional e com mais autoridade. Nesse sentido, é importante combinar certos elementos do jeito certo, compondo um estilo original. O design gráfico da criação é um aspecto relevante, bem como as fontes, tamanho e resolução da imagem.

Estudo

Nunca é demais ressaltar a importância do conhecimento. Para tudo nesta vida, estudar é o caminho. Você, que quer saber como fazer vinheta para Youtube, precisa colocar os neurônios para trabalhar.

Informe-se, leia artigos/livros, assista a tutoriais online, peça ajuda de experientes na área. Trabalhe duro, assuma um compromisso consigo mesmo de, todos os dias, destinar um tempo das suas 24h para estudar sobre como criar vinheta para Youtube. Assista ao maior número de vinhetas que puder, vai te ajudar muito!

Hora certa

Depois de seguir estas dicas acima, você precisa saber exatamente onde inserir a intro Youtube. Ela pode ficar no começo e no fim do conteúdo, o que é tradicional e comumente encontrado. Por outro lado, se quiser gerar curiosidade no público, pode ser bacana que a vinheta entre depois de alguns segundos do início do vídeo, no meio da sua fala, por exemplo.

Como criar vinheta para Youtube: programas

É mito que criar intro para Youtube deve ser algo para depois, somente quando o canal atingir um grande número de inscritos ou já tiver mais tempo de estrada. Há quem pense justamente isso, que a vinheta é um super investimento de marketing e só deve ser criada quando o dono tiver uma alta quantia. Nada disso.

Hoje em dia, com a infinidade de ferramentas e softwares (pagos e gratuitos) disponíveis, não há desculpa. Qualquer um pode se aventurar a criar vinheta para Youtube: tanto um iniciante no audiovisual ou feras da edição de vídeos. Basta ter vontade e propósito. 

Assim, selecionamos alguns programas que podem te ajudar a criar vinheta para Youtube. Continue lendo e escolha o seu!

Flixpress

Ele tem duas versões, sendo uma paga e outra gratuita, e é fácil de utilizar. No entanto, sua versão free é muito limitada: o usuário só tem direito a 15 templates (layouts de vinheta). Nesta versão restrita, o tempo liberado para criação de conteúdo é de meros dois minutos. 

Esses 120 segundos atendem, perfeitamente, quem pretende apenas criar vinheta. Contudo, se quiser fazer vídeos longos, a versão paga é a melhor opção. 

IvipID

Com interface intuitiva, também apresenta duas versões. Diferente do Flixpress, conta com inúmeros templates. A opção gratuita tem a desvantagem da baixa resolução e da marca d’água.

Assim, recomenda-se utilizar a versão paga dessa plataforma, visto que a resolução precisa ser alta para não comprometer a qualidade do resultado final da vinheta e despencar o número de visualizações e inscritos.

É necessário criar uma conta para baixar a sua vinheta pronta.

Free IntroMaker

Este software é pensado para quem é iniciante, aquela pessoa que não tem um amplo conhecimento de edição de vídeos, além do fato de não dispor de um orçamento folgado para tocar o canal. Fácil de utilizar, você pode criar a intro Youtube em 3 passos só! Não é preciso criar conta ou contratar assinatura para começar a usar.

Ainda que seja gratuito, o Free IntroMaker solicita que, caso o usuário queira baixar a vinheta criada sem qualquer marca d’água, compartilhe o programa em suas redes sociais. É uma espécie de “pagamento” que, na verdade, funciona como propaganda.

Biteable

Este programa é gratuito e oferece templates criativos. É uma ótima alternativa para criar uma intro Youtube diferente e marcante com baixo custo. Embora seja fácil de manusear, pede que você crie uma conta para, somente então, começar a criar seus vídeos/vinhetas.

No mais, a versão de custo zero da plataforma só possibilita fazer o download em baixa resolução; em alta, vem com a marca d’água. Saindo um pouco do campo das vinhetas, o Biteable tem um calendário, por onde pode-se compartilhar vídeos no formato próprio de cada uma das redes sociais. Para usufruir dele, assine um plano mensal ou anual.

Como criar vinheta para Youtube com o Adobe Spark

O Adobe Spark é um criador de introduções (vinhetas) para Youtube gratuito! Mas ele vai além, conferindo um acabamento profissional à produção.

Criar novo projeto

Na versão desktop ou aplicativo, clicando no botão “adição”, você verá um editor de slides. Selecione uma estrutura pré-definida para ser a base da sua vinheta. Ou, então, crie um storyboard em branco. Uma boa ideia, nesse quesito, é inserir anotações em cada slide, para te guiar ao longo da criação da vinheta para Youtube.

Mídia nos slides

Agora, você vai colocar mídia (fotos, vídeo, texto, ícones) em cada slide. O máximo de duração é 30 segundos. De qualquer forma, escolha clipes de imagens curtos.

Layouts pré-formatados

É possível visualizar a sua criação em diferentes modos. Basta escolher um layout já pronto, na parte superior esquerda. Clique em “layouts”.

Texto para comunicação efetiva

O poder de um texto é inquestionável. E quando ele é inserido em uma tela, como em uma vinheta, o impacto é ainda maior. Caso deseje falar, em alto e bom som, com a audiência, clique no botão vermelho e é só começar a falar para gravar no microfone.

Personalize com tema e trilha sonora

Os temas padrões contidos no Adobe Spark ajudam na definição de um visual geral da criação. Eles deixam as transições de slides/movimentos mais naturais e profissionais. Além disso, é possível adicionar músicas por upload ou usar as canções disponíveis no próprio programa.

Divulgue

Finalizou o vídeo? Compartilhe nas suas redes, de forma fácil, com um link por e-mail. Dá, ainda, para salvá-lo em mp4 na sua galeria.

Parabéns, você acaba de concluir o nosso artigo sobre vinheta para Youtube! Agora, você já sabe como fazer vinheta para Youtube e profissionalizar o seu conteúdo para Youtube. Tema este fundamental de saber nos dias de hoje.

Criar vinheta para Youtube ajuda a transmitir a mensagem do seu negócio ou marca pessoal. A vinheta Youtube (ou intro Youtube) deve fazer parte da sua estratégia de comunicação e marketing. Nesse viés, quando você decide criar intro para Youtube, você decide personalizar e dar uma aparência mais séria ao canal desta rede.

Se você curtiu aprender a como criar vinheta para Youtube, certamente, vai curtir muitos outros temas semelhantes. Entre em contato com a Ser Notável e venha aprender!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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