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Estratégia Youtube: 7 dicas que você deve seguir

O entretenimento, a educação ou a inspiração são alguns dos temas abordados nos vídeos online para conseguir atrair público. Logo, esses conteúdos são tendência no marketing digital e esse formato de conteúdo tem tudo para dominar as mídias digitais em pouco tempo. Por isso, é essencial pensar nas ações que podem trazer sucesso neste meio, isto é, saber a estratégia YouTube ideal para o seu negócio. Desse modo, confira sete dicas que podem te ajudar nessa missão.

Uma das tendências nos meios virtuais é a estratégia concursos YouTube que ajudam na visibilidade do canal. Saiba mais sobre tal estratégia adiante. | Foto: Pixabay.

Estratégia YouTube: 7 dicas que você deve seguir

Transcreva seus conteúdos

Em primeiro lugar, a transcrição de conteúdo é fundamental para a YouTube estratégia. Nesse sentido, você consegue analisar e identificar quais são os seus conteúdos que estão gerando maior engajamento, ou seja, que estão sendo mais úteis para o seu público-alvo e, assim, transformar em novo formato.

Logo, a técnica também pode ser aplicada para verificar os vídeos que estão sendo mais acessados e transformá-los em textos para o blog. De modo que, quando colocados na mesma página, podem promover benefícios para a otimização das plataformas de busca.

Em outras palavras, se as pessoas estão gostando do material produzido, então significa que ele tem valor. Por isso, explorar novos formatos com essa ideia é uma excelente alternativa. Assim, alguns exemplos para a utilização dessa estratégia são: infográficos, apresentação de slides, e-books, entre outros modelos de mídia.

Além disso, colocar legendas pode ser considerada uma ação inclusiva, pois permitirá o acesso ao conteúdo por deficientes auditivos. Como também, é útil para as pessoas conseguirem compreender o material, mesmo em situações em que não é possível a utilização do áudio. Sendo assim, servem até para o compreendimento do que está sendo retratado no vídeo.

A tradução também é uma ótima opção para os usuários que não falam o mesmo idioma. Portanto, esses métodos podem beneficiar o ranqueamento e aumentar as conversões.

Use recursos de realidade virtual

A realidade virtual é uma estratégia e uma das novidades e tendências do mercado digital. Assim, também conhecida como Virtual Reality (VR), trata-se de um mecanismo imersivo, isto é, o usuário consegue se sentir parte do cenário.

Portanto, para a gravação desse estilo de conteúdo, é necessário o uso de recursos para vídeos em 360 graus. Com isso, é essencial a utilização de aparelho específico para ser assistido. No entanto, com os avanços que estão sendo feitos na área da tecnologia, a expectativa é que esse sistema faça parte do cotidiano das pessoas.

Faça lives ao vivo

Os vídeos ao vivo, conhecidos como lives, se popularizaram nos últimos anos no YouTube, principalmente durante a pandemia. De modo que isso foi permitido por meio dos avanços feitos na banda larga e nos dispositivos móveis, com velocidade de conexão cada vez mais alta.

Em síntese, a explicação para o sucesso desses modelos de negócio é que eles oferecem a interação instantânea para os usuários, o que faz sucesso nas redes sociais. Por isso, esse formato é excelente e uma boa estratégia para a transmissão de festividades, treinamentos, eventos, entrevistas, matérias jornalísticas, criação de produtos e para divulgação dos bastidores das empresas.

Explore diferentes ferramentas

As ferramentas para YouTube têm a finalidade de auxiliar no compartilhamento, produção, publicação, monetização, alcance e engajamento dos vídeos, ou seja, podem ser utilizadas como rede social ou mecanismo de busca.

Logo, a estratégia para conseguir explorar a capacidade dos seus conteúdos pode ser diversa, entre elas, temos a ferramenta mais famosa, que é o YouTube Studio. Nesse sentido, esse sistema permite o gerenciamento do canal e acompanhamento das principais informações, por exemplo, número de inscritos, relatório de visualização, principais vídeos, entre outros dados. Além disso, a estratégia reúne as principais estatísticas e permite a publicação dos vídeos.

Outras ferramentas que podem ajudar nessa estratégia são: Ubersuggest, Camtasia, Canva, Google Adsense, Woobox e Tubebuddy. Portanto, utilizar esses mecanismos podem ajudar no engajamento do seu público-alvo e, consequentemente, no sucesso do seu negócio, sendo uma boa estratégia.

Use storytelling

Atualmente, o formato tradicional de anúncios, ou seja, as marcas falando de si próprias nas publicidades, não funciona mais com eficiência. Desse modo, os seus vídeos online não devem seguir essa estratégia no YouTube. Com isso, a melhor técnica é contar histórias.

Nesse sentido, esse processo consiste na utilização de mecanismos para engajar e comover o público. De modo que é um ótimo modelo para atrair os consumidores e mantê-los atentos à mensagem. Logo, nessa estratégia, o objetivo é dialogar com os usuários e tentar a conversão por emoções, ou seja, colocar-se no lugar do cliente e desenvolver os vídeos baseados em desejos, dores e sentimentos.

Além disso, é essencial o investimento em recursos cinematográficos e literários, por exemplo, a criação de crises, clímax, protagonistas e conflitos.

Invista no SEO

O Searching Engine Optimization (SEO) é muito famoso no marketing de conteúdo. Em contrapartida, é importante lembrar que os mecanismos de busca também são fundamentais para o ranqueamento dos vídeos no YouTube.

Logo, o SEO é uma estratégia para a otimização de páginas da web, sites e blogs que tem a finalidade de melhorar o posicionamento nos buscadores. Com isso, a sua marca tem mais chance de ganhar maiores cliques e visibilidade, ou seja, ter mais resultados online e mais tráfego orgânico.

Portanto, investir nessa modalidade no YouTube pode trazer diversos benefícios, por exemplo, democratização do acesso de visitantes e usuários, aumento do número e qualidade do tráfego, maior autoridade da marca, auxílio no funil de compras, retorno contínuo e a longo prazo. Como também, melhora na taxa de conversão de usuários.

Estude monetização no YouTube

Estudar a monetização de vídeo no YouTube é fundamental para a lucratividade do seu canal, pois o programa de parceria com os criadores de conteúdo chamado YouTube Programa de Parceria (YPP), realiza a remuneração conforme o número de cliques no YouTube.

Desse modo, para participar dessa estratégia, são necessários alguns quesitos, como: 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses, o mínimo de mil inscritos, conteúdo 100% original, ter mais de 18 anos e cadastro no Google Adsense.

O pagamento é realizado conforme os parâmetros determinados pelo YouTube para cada canal. Além disso, mesmo que você tenha cumprido todos os requisitos, o YouTube decide se o canal será aprovado ou não para a monetização. De modo que se baseia nas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

O investimento em SEO e outras estratégias pode aumentar o engajamento dos vídeos online no YouTube. | Foto: Pixabay.

Pensar na estratégia YouTube é fundamental para o sucesso do seu canal. Logo, essas técnicas facilitam a preparação e execução dos conteúdos nos seus vídeos. Portanto, é ideal estudar e ficar sempre atento com as tendências do mercado e do próprio YouTube para que o seu material esteja alinhado com as novidades.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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